quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Facebook e os desenhos animados

Pois é, parece que a tão popular rede social se rendeu aos encantos dos desenhos animados da infância de todos os que dela fazem parte. ("De 14 a 20 de Novembro mudem a vossa foto de perfil por uma imagem de banda desenhada ou desenhos animados da vossa infância e convidem os vossos amigos a fazer o mesmo. O objectivo do jogo? Não ver nenhuma cara no facebook mas uma verdadeira invasão de lembranças de infância. A ideia é do Jornalista da RTP João Tomé de Carvalho.")
Eu tentei resistir, confesso. Mas sou tão saudosista, tão encantada com o mundo cor-de-rosa das princesas, dos contos de fadas e de toda a minha infância (também ela cor-de-rosa) que não consegui e rendi-me.

Eu era simplesmente viciada na Alice do País das Maravilhas da TVI, uma alice com vestido vermelho sempre acompanhada por um coelhinho branquinho chamado Benny Bunny. Ora, hoje em dia  tenho um coelhinho branquinho e, sendo também uma "Alice no País das Maravilhas" (versão da TVI), como se chama o meu companheiro branquinho? Pois claro, Benny Bunny.
Era também fascinada pela Mariana Mota, uma série que dava na RTP1,"Marina, Marina, Marina...".
Bons velhos tempos....

Eis a minha Alice:










Confesso que fiquei com pena das crianças dos dias de hoje... Não há desenhos animados como havia. Não há a magia que existia, simples e inocente. Hoje em dia o melhor amigo das crianças passou a ser o computador e a PS. Whatever, as memórias servem-nos para lhes contar boas histórias e para lhes mostrar o quão bom era dar gargalhadas a ver cassetes ou séries no canal 1, 2, 3 ou 4.

Eis o efeito no facebook desta iniciativa:


Eu gostei imenso, sou uma criança eterna.
Mas houve quem dissesse que esta foi uma estratégia de marketing que apareceu numa altura em que o Natal e o consumismo a ele associado estão a chegar... Que acham vocês?
Eu discordo. Não me parece que seja uma estratégia de aumento do consumismo, quem recordou os desenhos animados fê-lo indo ao youtube, procurando na internet, e não indo até a um hipermercado. Se bem que eu fiquei com vontade de mostrar a minha afilhada o que era uma infância a sério... Mas vou optar por ver as cassetes da Alice com ela durante uma tarde inteira.

A explicação desta iniciativa foi adiantada pelo Correio da manhã, leiam através do link abaixo apresentado.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/corrente-solidaria-no-facebook

E continuem com o Facebook animado, porque eu já me diverti imenso!

2 comentários:

  1. Olá Raquel!!

    Concordo inteiramente com tudo o que disseste. Eu também sou totalmente saudosista em relação á minha infância, não dou as minhas cassetes por nada, e de vez em quando ainda ligo o VHS para ver uns filmes que via tipo "Princesa Cisne", "Todos os cães merecem o ceu", e "Anastacia"...fora os da Disney claro! :D
    Também não o encaro como um golpe de marketing. Acho simplesmente genial terem conseguido por as pessoas no facebook a recordarem por um bocadinho a sua infância e a voltarem a experienciar aquela alegria (sem vergonhas) que tinham quando viam a Alice no País nas Maravilhas ou a Joaninha e a Bela Adormecida (no meu caso) :D

    Ah já agora gostei da imagem que escolheste :D ahahah

    Beijinhos

    Catarina Oliveira!

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina!

    Pois é, na imagem estás em destaque :P
    Eu acho mesmo muito giro, adoro todo o ambiente que criaram! é tão bom reviver estes tempos... Hoje levei a minha afilhada à loja Disney, mas não compramos nada (se bem que nos apetecia imenso :X), vimos tudo e ela ficou fascinada e abraçava-se à minnie e aos benecos. Foi super giro porque ficou a conhecer os desenhos animados antigos, as meninas hoje em dia quase não conhecem as princesas... Trocam-nas pela Hannah Montana, High School Musical ou outras coisas assim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar