quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ensinar

Hoje foi o último dia em que dei aulas. Não tinha ainda qualquer experiência quando entrei numa sala de aula pela primeira vez como "professora de inglês". Como é que é possível? Perguntava-me eu. Eu tenho 1,63, adoro princesas e adoro crianças. Será que vou ser capaz? E fui.
Entrei sem sorrisos, tinha que ser assim ou iriam achar que era uma colega nova na sala de aula... Apresentei-me, disse-lhes o quão importante é, nos dias de hoje, aprender Inglês e mostrei-lhes estar disponível para os ajudar em qualquer dúvida. A seguir vieram as regras. Uma aula inteira dedicada a regras. Tinha que ser... As crianças  necessitam compreender que cumprir regras é muito, mesmo muito importante (ainda que tantos adultos se esqueçam disso).
Nunca pensei ser capaz de desempenhar o papel de professora desta forma. Surpreendi-me. Eu que adoro crianças e que ainda sonho com princesas cor-de-rosa...
Consegui criar distância adequada entre professor-aluno, aquela que mostra que énecessário existir respeito pelo professor e aquela que mostra que o professor não é o bicho mau.
Um dia um aluno foi à casa-de-banho, quando voltou, foi er comigo e disse-me: "Professora, grita tão alto que eu ouço os seus gritos na casa-de-banho!", e expliquei-lhe que o meu volume se ajustava ao comportamento que a turma tinha durante a aula. E lá voltou ele para o seu lugar, satisfeito por ter dado resposta ao seu comentário e não o ter ignorado.
Confesso que me derretia ao olhar para todos eles. Cada um de forma especial. Adorava-os a todos. Mas durante a aula não era colega deles... Não podia ser. Se não tornávamos a aula de Inglês no chá das 17h para brincar às barbies e aos carrinhos.
Todos os dias me recebiam com um abraço de turma e noutras turmas com beijinhos, mas durante a aula as regras tinham que prevalecer.
Quando tive a reunião com os pais, comecei por dizer: "Penso que o mais importante, antes de mais, é perguntar aos pais qual é o feedback que têm tido das aulas de Inglês em casa.". Os dedos dos pais começaram a levantar-se, em jeito de quem também não esqueceu as regras do seu tempo de escola.
Uma mãe disse... A minha filha nunca tinha dito nada sobre Inglês, até este ano. Anda fascinada, super entusiasmada. E os outros concordaram.
Outra contou-me uma história... Disse-me que todos os dias apanhava o autocarro com o seu filho. E que um dia este chegou ao pé do motorista e disse "Hello,Good Morning!" e se despediu da mesma forma "Goodbye".
Isto para mim foi uma vitória... Ou lá se foi!
Melhor ainda foi ter um email de um pai a agradecer-me o facto de ser jovem e passar valores nobres a todas as crianças daquela turma.
Nunca me hei-de esquecer desta experiência.
Quando lhes disse que me ia embora (por motivos profissionais), com a minha voz esganiçada, as crianças ficaram tristes, muito tristes.
Pediram por favor para não ir e para os ir visitar se assim tivesse que ser.

A eles, um muito obrigada por tudo.
A eles, um grande beijinho.
A eles, uma enorme vontade de os ver vingar no fututo!
Sejam felizes, mostrem o valor que está dentro de vós e que eu sei que existe!

E um muito obrigada por tudo o que me ensinaram! Vocês foram os verdadeiros professores, dos melhores que já tive.

11 comentários:

  1. oh, tão giro :))
    ainda não sabia muito da tua vida como professora de inglês, adorei. lembro-me de quando dei catequese, é diferente mas também me era complicado impôr respeito quando só me apetecia enchê-los de beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Como é 1,63? Voz esganiçada? Gritos que se ouvem no código de postal seguinte? lool
    Fora de brincadeiras, a regra de ouro é implementar logo disciplina, se não dás a mão e querem-te logo o braço!
    Melhor do que teres mais uma experiência pessoal (aulas a crianças) é sentir os efeitos da mesma, neste caso a alegria e gratidão dos pais e a tristeza (positiva) por parte dos miudos.
    beijocas** e good texto;)
    ass: ex-colega de carteira do basico ;)

    ResponderEliminar
  3. Fati, é mesmo necessário impor respeito, ou lá se é... Na viagem para AV conto-te mais histórias da criançada :P

    Dioguito, o melhor companheiro de carteira. É engraçado porque eu era tão mas tão faladora que só agora percebo o que os professores passavam nesse tempo em que nos ríamos até não conseguirmos mais...
    Foi mesmo uma experiência brutal. Com dias de muito trabalho e em que às vezes já não conseguia ouvir ninguém porque tinha as vozes dos miúdos entranhadas na cabeça. Mas faz parte.
    E fizeram-me crescer. Muito.

    Beijinhoooooos

    ResponderEliminar
  4. Adoro!

    Ps- depois logo dito mais qualquer coisa de jeito, agora tenho que ir para as aulas x)

    ResponderEliminar
  5. Oh, q amoroso.. foi por esses motivos todos e muitos mais q saí de CC e entrei no mundo da Educação.. menos compensador finaceiramente, mas emocionalmente nem se quantifica o quanto compensa ;) nao sei se vais continuar esta aventura, mas tenho alguma bibliografia de inglês precoce e um manual do 1º e outro do 2º ano.. qualquer coisa apita ;)

    beijinho,

    ResponderEliminar
  6. Olá rita! Foi mesmo gratificante. Já não dar, pelo menos por agora. Vou estagiar na área de CC : ) Beijihos

    ResponderEliminar
  7. Feliz aniversário Raquel!! :)
    Beijinhos!

    (continuo a não conseguir adicionar-te no face...)

    ResponderEliminar
  8. Ana Luísa! É só amanhã :P
    Oh pa, nem eu! e agora?! não consigo perceber o que fiz! Nem a tua foto consigo ver já :S:S bahh

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Ah!! lool desculpa! Fiz confusão com os dias :x
    Pois também não vejo a tua foto nem nada. Pelo menos ficamos a saber que quando se bloqueia uma pessoa funciona mesmo!lol
    Beijinhos! Amanhã sim, dou-te os parabéns oficiais, estes eram um ensaio! :p

    ResponderEliminar
  11. Fico muito contente por ver que saiste tao enriquecida com esta experiencia! =) ja deixaste uma marca na vida daquelas crianças

    ResponderEliminar