quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Cruzadas

Estão, nesta altura, a ler descansadamente uma revista no metro enquanto voltam para casa depois de um dia de trabalho, de perna cruzada?
Desengane-se quem julga estar longe de criar uma bela discussão pública. Ou descruze-se.
Pois que ontem ia, em paz, para casa de metro e eis que um senhor de seus 80's se senta à minha frente com um ar intrigado e a soltar umas imperceptíveis larachas para o lado. 
Olhei para ele, por cima da revista, tentando perceber se o estava a incomodar com alguns dos meus mil acompanhantes (mochila, lancheira, chapéu de chuva, bla bla). Não. Estava sossegadinha no meu canto e continuei a ler. As larachas continuaram e eis que o respeitoso senhor da boina me começa a dar um sermão ENORME à frente de todos os passageiros. Não, não era sobre o estado do País. Não, não era sobre o estado do tempo. Sim, era sobre o estado das minhas pernas. 
- "Cruzadas, menina? Sabe o mal que isso lhe faz, sabe? Sabe que o sangue não circula?"
(Neste momento, a única coisa que me circulava pela cabeça era: "Ok, isto está a acontecer. Estou a adorar que este caricato idoso se preocupe com a minha saúde mas tenho tudo a olhar para mim com ar de acusação. Vou tentar disfarçar a coisa".)
- Pois, sabe... Dá-me mais jeito estar assim. De facto, bem não deve fazer... Mas senhoras e senhores cruzam as pernocas, por hábito já. Não se preocupe que é pouco tempo e não fará tanto mal assim.
- "Não me preocupo? Pois não. Esta juventude não sabe nada! Ando eu a ver professores de matemática a não saber fazer contas e professores de português a dar erros e admiro-me que a menina não saiba que não pode estar de pernas cruzadas?!"

Toda a história, envolta numa fúria saudável, "incomodou-me agradavelmente". 
Achei-lhe piada, apesar de estar a ter uma discussão pública sobre o estado das minhas pernas às 19h e tal.

Acabei o dia a aprender lições...a metro.
Adoro histórias, destas que fazem bem à circulação (:





2 comentários:

  1. De facto uma história mais que curiosa! Cuidado com a circulação do sangue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidadinho com "qualquer circulação" que praí ande :P ahaha

      Eliminar