segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Alice.

Há casos que, tenho cá para mim, se repetem ao longo das décadas... E tenho cá para mim que o melhor amigo do homem (e não do Homem) não é o cão.  É a lista telefónica. Surpresos? Isto tem uma explicação e não, não se relaciona com engates. Ou talvez  até sim, já que a usam quando estão "engatados" na originalidade.

Na habitual hora do almoço na "salinha das marmitas", veio à baila a conversa que já toda a gente teve: que nome dar aos rebentos. Quem os não tem, como eu, lançou palpites e desejos para o ar, quem há muito tempo saiu da maternidada com mais um elemento, contou como foi o difícil processo de escolha.
Ora, para a senhora com mais vida da salinha das marmitas (confesso que me tornei uma fã à grande desta senhora, fala, comenta, goza e, sobretudo, não se cala: igualzinha a mim), o processo foi simples. Bom, pelo menos tudo levava a crer que sim.
Depois de uns quantos Bernardos, Joões, Marias, Filipas, lançados ao ar a "Vida da salinha das marmitas" (vamos chamar-lhe assim) começou a contar a sua história:
- Eu sempre tive os nomes das minhas filhas definidos. Desde pequena que quis que as minhas filhas se chamassem, Ana e Susana.
E assim foi. A primeira nasceu, ficou Ana. Quanto à segunda....
- E o marido, não teve voto na matéria?
- O marido lá disse: "Então mas escolheste o da primeira e agora o da segunda? E só se vai chamar Susana? Sem segundo nome?"
- Para mim está decidido. É Susana.
- E ficou Susana? , perguntámos curiosas e orgulhosas pela determinação da Vida da salinha das marmitas.
- Pois, isso queria eu. Naquela altura, não se podia sair da maternidade sem fazer o registo do nome da criança... O meu marido, muito pronto, foi tratar do assunto. Chegou à sala, com cara de grande feito conseguido, e disse-me: "Já registei a menina!". Perguntei-lhe assustada: "Como assim já registaste a menina? Que nome lhe deste?!", e eis a resposta: "Dália Susana".
Nesta altura, a sala das marmitas encheu-se de um misto de risos e de solidariedade feminina. Dália Susana?!?
- Sim, Dália Susana. Nem queria acreditar... Mas tive que me mentalizar. Já estava. Melhor foi a jsutificação que me deu quando lhe perguntei como se tinha lembrado do nome Dália: "Ora, não tinha ideia nenhuma. Fui à lista telefónica procurar e escolhi o que mais gostei: Dália. Dália Susana".
 
 
É por estas e por outras que a mim ninguém me engana. Lá irá chegar a altura da minha Alice nascer e aí, meus amores, não há cá listas telefónicas que vos valham. Seja ele quem for, está decidido. Alice. Sem país das maravilhas. Só Alice. Das maravilhas tratamos depois do registo do nome, feito em segurança.
 
 
 
 



8 comentários:

  1. Penso várias vezes nos nomes dos meus e continuo sem nenhuma ideia fixa (: acho que mais depressa lhe daria o nome de uma personagem profunda de um filme magnifico <3

    ResponderEliminar
  2. Eu quero uma Alice. Por mais pirosa que seja a influência da série, para mim tem mesmo siginificado. E queria ter 3... 2 meninos e uma menina. Por isso, ainda tenho mais dois nomes a escolher ahah

    ResponderEliminar
  3. Ahah, eu matava o meu marido!
    A minha madrinha queria ter uma Alice, tal como tu, mas a família fez tanta rima parva com o nome que ela resolveu jogar pelo seguro e escolher a segunda opção (Maria).
    Quanto a mim, Afonso e Maria seriam as duas escolhas dos últimos anos, mas sei que até lá ainda vou mudar de ideias :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de Maria e Afonso. Também me parece que até lá, vou ter mais uns quantos nomes preferidos... Adoro Carlota também! E Salvador e Guilherme... E mais uns quantos, vá :P

      Eliminar
  4. Adorei o blog. Nunca pensei que alguém se pudesse lembrar de escolher o nome de um filho a partir de uma lista telefónica... espero que o filho não tenha ficado muito triste quando perguntou à mãe de onde surgiu o nome dele.

    http://iseeuinhell.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ana B.! Continue a ler o JustBecause (: realmente, escolher o nome de um filho pela lista telefónica é de artista! Ahah

      Eliminar
  5. ah ah ah lindo Raquel! Está um must!!!! Estas horas de almoço são um espetáculo!!!
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Muito bom!!! :) eh eh eh

    ResponderEliminar