quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Isto de andar sozinha



Passo grande parte do tempo sozinha. Ora a caminho do trabalho, em transportes públicos daqui para ali, ora em passeios pela capital e às vezes nas refeições. A companhia falta porque uns não podem, outros porque não estão para aí virados…
O que para muitos soa a estranho - "O quê? Almoçar sozinho, nem pensar! Tenho que ter alguém à frente a ver-me comer, pode não falar mas tem que mastigar à minha frente" - para mim soa a "humm, maravilha!". Não, não sou anti-social, muito pelo contrário. Tenho amigos e conhecidos suficientes para almoçar durante uns bons meses sem almoçar comigo mesma ou para me acompanharem nas idas repentinas até ao centro comercial. Mas a verdade é que andamos sempre em rotinas ligeiras, com ritmos diferentes e com vontades ao sabor do vento - ontem apeteceu hoje já não apetece.
E nos meus momentos “a sós comigo mesma” (e sim, já escrevi sobre isto) adoro observar quem chega e quem passa, quem se senta ao meu lado no comboio e traz consigo bilhetes à antiga (“Sinto o que há muito não sentia. Não deixes que o sentimento mude. Gosto de ti. Daqui até Cacilhas. – sim, a moça lia à socapa o bilhetinho do novo amor enquanto eu deitava o olho e morria de inveja), gosto de dar o lugar à Maria que vem com o avô de braço dado fazendo birra e no fim da viagem me acena com um sorriso, gosto de ouvir o senhor com os seus 70 e muitos anos refilar do que esta mal no país, da responsabilidade dos jovens em segurar as rédeas. Gosto de sair de casa e sentir-me acompanhada por toda a gente que me rodeia. Gosto de pôr a leitura em dia e organizar a agenda. Gosto de ir para onde quero, quando quero (e não, isto não é publicidade gratuita à outra miúda, a “Miúda”). Gosto.
Se me enfiasse num carro, no trânsito caótico da capital, se fosse a conversar com este e aquele, certamente não iria estar atenta aos pormenores à minha volta… Certamente que a Maria iria passar ao meu lado e eu não iria sequer reparar que estava com birra e se queria sentar. Certamente não notaria que ao meu lado viajava uma apaixonada ou uma mulher por quem alguém se apaixonou. Certamente não iria ouvir os desabafos do senhor de 70 anos.
E por estas razões (julguem as vossas e acrescentem à lista), desde sempre me habituei a não deixar de fazer nada por não ter companhia.
É este cruzar de vidas, de banalidades, de rotinas, que não me deixa sentir mal por estar sozinha.

Depois disto, não se sintam intimidados e convidem-me para almoçar ou passear quando quiserem. Organizo-me comigo noutra altura…

18 comentários:

  1. Adoro momentos assim! Não há nada de errado em estar sozinho. Há tempo para tudo e é importante sentirmo-nos suficientemente bem apenas com nós próprios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora agora disseste tudo: "Não há nada de errado em estar sozinho"! É mesmo isto que penso.

      Eliminar
    2. Não há nada de errado em estar sozinho, sem dúvida alguma, mas Raquel o teu príncipe encantado há-de chegar. Beijinho.

      Eliminar
    3. Não estou a falar de amores, amiga. Mas sim, esse vai chegar quando tiver um tempinho para ele ahaha

      Eliminar
  2. Vamos almoçar juntas para a semana :D Eu compreendo o que queres dizer e eu sou daquelas pessoas que prefere ir sozinha nos transportes..só eu e os meus phones ou o meu livros. Quanto a comer..é coisa que não gosto de fazer sozinha. A mesa é o melhor lugar para grandes conversas..comer para mim é mais do que mastigar e gosto de fazê-lo com alguém para falar <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro, Cátia. E não melhor que grandes jantaradas com a família e comos amigos. Mas não me importo de almoçar sozinha, estou por alguns minutos em modo "pausa". E sim, para a semana diz-me o dia, hora e sítio e lá vamos nós!

      E sim, livros e phones são tão boa companhia...

      Eliminar
  3. Trés bien. Já sabes o que penso disto :)

    ResponderEliminar
  4. um dos meus momentos preferidos é, ao fim-de-semana, conduzir sozinha até à praia com um livro, pedir um café e passar a tarde a ler na esplanada. não o faço porque convidei alguém e não pode ir - normalmente nunca digo nada a ninguém... e toda a gente acha estranho, ou diz "podias ter-me dito alguma coisa". aprendi a estar sozinha, e adoro. fazem-me falta esses momentos :)

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Ainda bem, Marline. Fico contente! Vai passando belo blogue. Espero que tudo esteja a correr bem por Cabo Verde. Qualquer dia vou visitar-te!

      Eliminar
  6. Gostei ;) e ao ler revi-me em cada palavra, principalmente quando dizes, que nunca deixas-te de fazer nada por não teres companhia ;) eu tb não... continua assim, porque é assim que gostamos de ti.
    Bjs

    P.S: Tb posso almoçar ctg ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Martine. Nem pensar em condicionar os meus objectivos e afins pela disponibilidade dos outros. E é tão importante saber estar connosco... Temos que combinar mesmo o almoço! Já lá vai o tempo em que a menina fazia birras e chorava às refeições (e a qualquer hora) ! Ahaha

      Eliminar
  7. Raquel Póvoas,
    As minhas mais sinceras felicitações por este texto.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito Raquel :) e como referiram...
    Não há mal nenhum em estares sozinha, ás vezes faz-nos bem!
    Um grande Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí esta : ) Fico contente por ter gostado do texto, Um beijinho!

      Eliminar
    2. Dora, só agora vi que eras tu! Beijinho grande!

      Eliminar