sexta-feira, 18 de maio de 2012

Leite com Café

"Sentou-se à mesa, na esplanada. Da mala cheia de coisas, ou da mala cheia de nada, tirou o livro. Colocou-o na mesa, junto ao café com leite. Sempre com leite, não gosta do café, esse café solitário de que toda a gente gosta.
À sua volta, gente, muita gente. Por aqui e por ali, uns sozinhos, outros acompanhados, outros, muitos, sozinhos. De fato, a trajar o descontraído ou a sucumbir a um "fashion low cost".
É sempre assim, quando sai, sozinha ou bem acompanhada com um livro, nunca se sente só. Eles sim, a gente que vive à sua volta e vem com companhia.... Bebem café e são solitários, como ele.
Um gole de café com leite, aliás, leite com café. Depois, uma frase lida e o olhar sempre em redor... À espreita dos que chegam e dos que vão, dos que discutem e dos que fazem juras, dos que brincam aos seus 12, 10 e 11 anos, dos que trazem o tio, os avós e os primos. Dos que ficam, os que se julgam juntos,e juntos não conversam.

E ali continuou, bem acompanhada. Sempre tão bem acompanhada."

RPóvoas




5 comentários:

  1. Espero que me acompanhes sempre. Só porque sim. :)

    ResponderEliminar
  2. faço imensas tardes assim. a ler com um chá, num café simpático ou à beira mar. eu é mais chás ;)

    ResponderEliminar
  3. "Os que se julgam juntos e não conversam"... Tão verdade. Na verdade estão mais sozinhos do que se estivessem sozinhos...

    Nice :)

    ResponderEliminar